quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ponte para um futuro promissor


Exercitar o pensamento é um passo para alcançar o sucesso. Veja como.
O futuro nada mais é do que uma forma de alimentar a motivação. Quanto melhor ele for, certamente, maior será a capacidade do indivíduo de querer mais e mais. Muitas pessoas nem imaginam como fazer para alcançar esse objetivo. Por isso, o Instituto Saber desenvolve métodos para auxiliá-las nessa questão.

Eu recorro à Programação Neurolinguística (PNL) para orientar as pessoas que querem planejar o futuro de maneira consistente. Existe um recurso muito interessante, chamado de "Ponte ao Futuro", que permite que cada um visite virtualmente o que realmente deseja conquistar para os próximos anos e, desta forma, avaliar se a meta é mesmo adequada.

"Há algumas ferramentas específicas para atrair esse futuro que se projeta. São alguns passos que podem ajudar o indivíduo nos âmbitos pessoal e profissional. Essa estratégia pode auxiliar a definir projetos e até construir formas de chegar até eles "

Claro que há algumas ferramentas específicas para atrair esse futuro que se projeta. São alguns passos que podem ajudar o indivíduo nos âmbitos pessoal e profissional. Essa estratégia pode auxiliar a definir projetos e até construir formas de chegar até eles.

Uma boa "ponte ao futuro" segue alguns princípios da forma habitual de pensar. Nela existe a oportunidade de vislumbrar o que, de fato, se quer para a vida. Para isso, é fundamental utilizar a neurologia. É preciso construir imagens, sons e sensações que ativam a forma convencional de pensar. Costumo dizer que na escola esqueceram de informar como é possível atuar para conquistar o que de melhor existe na vida. Já com a "ponte ao futuro" é necessário acessar sua neurologia para chegar no que realmente é importante.

Para conseguir chegar a um amanhã brilhante, é preciso efetuar alguns passos e exercícios. Veja o que eu separei dentro desse procedimento poderoso e que fornece subsídios úteis para alcançar a meta quando se tem definido onde se deseja chegar.

Exercício I - Definir o profissional
Sente confortavelmente e imagine à sua frente o que deseja alcançar profissionalmente daqui a dez anos. Defina essa meta de forma afirmativa. Exemplo: "Eu quero ter uma atuação como diretora comercial".

1. Coloque um objetivo no chão marcando esse espaço. Entre no espaço fisicamente e imagine-se vivenciando essa experiência como se hoje já estivesse lá.

2. Sinta essa posição e o quanto ela é agradável e atende seus objetivos. Se estiver adequado, agradeça sua mente consciente e inconsciente. Caso seja importante mudar algo, faça imediatamente, ajustando aos seus objetivos.
3. Volte à posição inicial de observador e construa marcos até chegar a essa meta de dez anos. Imagine que esses marcos podem ocorrer a cada dois anos, três anos, ou de acordo com o período que for mais confortável para você.

4. Entre em cada marco e sinta o quanto eles estão de acordo com seus objetivos e o quanto eles fortalecem a sua meta.

5. Agora que já tem a sua meta organizada, escreva o objetivo para daqui a dez anos e todos os marcos como um registro juntamente com a forma como você irá acompanhá-los durante esse período.
Exercício II - Ponte ao futuro para lidar com conflitos.
Em caso de uma dúvida ou questionamento em relação à opção de futuro.
1. Sente-se em um local agradável e pense nas opções que tem. Exemplo: "Quero ficar na empresa, mas também quero sair da empresa para abrir um negócio".

2. Agora imagine cada uma delas concretamente a uma certa distância definindo um lado para cada opção. Exemplo: "Imagino ficar na empresa à minha esquerda e iniciar um novo negócio à minha direita, ambas com uma sensação que signifique futuro".

3. Agora que já tem as duas opções de forma concreta à sua frente, o próximo passo é visitar fisicamente cada uma delas e, para isso, é importante: levantar-se vagarosamente como se a mente fosse criando o percurso até chegar à opção. Ao chegar, se dê pelo menos cinco minutos para experimentar e avaliar essa escolha. Primeiro considere a sensação física de estar dentro dessa situação, depois os reflexos para sua vida profissional e pessoal. Faça o percurso de uma opção, depois volte à posição inicial, se dê alguns minutos e agradeça sua mente pela experiência. Depois dessa etapa visite a outra opção.

4. Depois de visitar as duas opções, volte à sua posição inicial, onde você terá alguns minutos para integrar todas as informações que são úteis para uma decisão e se dê um prazo para realizar a melhor escolha.

5. Construa agora uma representação com imagens, sons e sensações da sua pessoa, decidindo o melhor que fique à sua frente com uma distância que seja confortável.
A neurologia responde às informações que você coloca. Quanto mais qualidade existirem em seus pensamentos, melhor será a resposta que você terá.
Marcia Dolores é psicóloga especializada em Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento e advanced trainer em Programação Neurolingüística. Possui certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute. Atualmente está à frente do Instituto Saber.
Bjs a todos!!
Celiane